Translate

04 setembro 2013

Vale do Loire


O Vale do Loire, também conhecido como o Jardim da França, foi a residência favorita dos reis durante o Renascimento.





A região margeada pelo Rio Loire e afluentes como Chinon e Indre, viu surgir uma linda coleção de castelos sob a influência do renascimento francês, mas essa história começa muito antes disso.
Desde o século VIII o Loire foi a porta de entrada de inúmeras invasões bárbaras, o que exigiu a construção de fortes e castelos fortificados ao longo do rio. A segurança destas edificações é que levaram o rei Charles VII a fixar residência nesta região.
Após um século da nova tendência artística e filosófica que se inicia na Itália, o renascimento chega a França, transformando radicalmente os velhos castelos medievais em suntuosos palácios. 
Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2.000, o Vale do Loire recebe cerca de 4 milhões de turistas durante todo o ano. 
São muitos os palácios que merecem ser visitados, e em alguns deles é até possível se hospedar. O Château do Chambord é o maior e, na minha opinião, o mais bonito deles.


Chegando no Château. (Fonte: Yes! Vamos viajar)




O Château de Chambord surgiu como a residência de caça de Francisco I de França e sua construção teve iniciou em 1.519. Naquela época destacou-se pela arquitetura, uma mistura entre os elementos tradicionais da arquitetura medieval francesa e aqueles emprestado do Renascimento italiano, e pela grandiosidade  de sua fachada de 156 metros, 426 salas, 77 escadarias, 282 chaminés e 800 capitéis esculpidos.

O castelo está situado no meio de um parque florestal de mais de 50 km² e cercado de muros com extensão de 32 km.

Vista do Terraço. (Fonte: Yes! Vamos viajar)


Há muitas discussões sobre a participação de Leonardo DaVinci na elaboração do projeto, em especial na escada central de dupla hélice, onde quem sobe não cruza o caminho de quem desce.

Escada em dupla-hélice. (Fonte: Yes! Vamos viajar)


Após a morte de Francisco I de França houve um contínuo desinteresse dos reis que o seguiram, até a chegada de Luís XIV. O rei sol realizou reformas e melhoramentos no château, transformando-o num palácio de sonhos.

O quarto do rei - reforma feita por Luís XIV. (Fonte: Yes! Vamos viajar)

Durante sua história o castelo foi várias vezes abandonado, alvo de saques, sua mobília vendida, portas queimadas para manter seus ocupantes aquecidos, abrigou famosas obras de arte como a Monalisa e até foi usado como hospital.
Mobília e decoração são artigos escassos nas centenas de cômodos do palácio.

Salão no último andar. (Fonte: Yes! Vamos viajar)


Desde 1.947 o Château tem passados por consecutivas fases de restauração que acontecem ainda hoje.

À direita o telhado sendo restaurado e ao fundo a Capela. (Fonte: Yes! Vamos viajar)

Desde 1.981 faz parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Detalhes da cobertura. (Fonte: Yes! Vamos viajar)




Como chegar

O vale do Loire é acessível por trens que ligam Paris a várias cidades como Nantes, Angers, Tours e Blois. Para saber mais sobre horários, linhas, classe de assentos e preços acesse o site http://www.raileurope.com.br/

Também há muitas empresas que fazem excursões passando pelos principais castelos e cidades da região, mas o melhor mesmo é alugar um carro e fazer seu próprio trajeto sem hora e nem paradas apressadas. 
Neste mês o valor da entrada para adulto é 11€, mas para saber mais sobre preços, visitas guiadas e o que está acontecendo no Château de Chambord visite seu site oficial - http://chambord.org/.


E para saber sobre os châteaus que oferecem estadia aos visitantes ou alugam espaços visite o site http://www.chateaux-story.com/demeures-et-chateaux~hotel-chateau-fr-2.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário