Translate

15 agosto 2013

Palácio de Versalhes

A aproximadamente 10 km de Paris está um dos lugares mais procurados pelos turistas, o Palácio de Versalhes.
Ao chegar no pátio e vislumbrar o dourado no cume dos telhados e portões nos surpreendemos com a ostentação e grandiosidade do Palácio, mas é ao caminhar no seu interior que temos a real percepção da paixão insaciável dos monarcas franceses pela arte, luxo e glória.

Fonte: Yes! Vamos viajar
E como isso tudo começou?
Em 1661, quando Luís XIV inicia plenamente seu reinado, Versalhes ingressa numa etapa de crescimento que irá eclipsar os demais palácios da realeza. O que no início era destinado exclusivamente a diversão do jovem rei, em 1682 se torna a capital do reino. 
O local escolhido por Luís XIV foi o pequeno castelo de caça de seu pai, Luís XIII, na cidade de Versalhes, próximo à Paris, mas distante o suficiente dos tumultos e doenças.
A equipe contratada pelo rei se ocupou inicialmente com o jardins e em 1.668 inicia-se a reforma e ampliação do pequeno castelo, que mantêm sua fachada original, mas é rodeado pelos outros três lados.
Nos anos que se seguiram o rei solicita novas grandes reformas e ampliações, que chegam a mobilizar trinta e cinco mil homens. Mas foram os jardins que exigiram obras colossais para captar água do Sena e a transportar por quilômetros de canalizações, reservatórios e aquedutos.
Luís XIV, também conhecido como o rei Sol, leva toda a corte para Versalhes a fim de submetê-la a uma nova ordem política - a monarquia absolutista.
Os versos de Molière concentram a ideologia solar que acompanha o reinado de Luís XIV:

"Sou a fonte de todo o fogo / E as estrelas mais veneradas / E o círculo que me rodeia / Só resplandecem e são respeitados / Pelo brilho que lhes confiro"

Versalhes encontrou o esplendor no reinado de Luís XIV, mas os reis que lhe sucederam continuaram as reformas e ampliações no Palácio, que é hoje um dos maiores e mais belos do mundo.
Sugiro assistir dois vídeos muito interessantes: a evolução da construção do Palácio (http://www.youtube.com/watch?v=X235vpOToVU) e a trajetória de Luís XIV (http://www.youtube.com/watch?v=aXt9aSoeA6Q). 


Galeria dos Espelhos. Fonte: Yes! Vamos viajar.
Todo o Palácio é belíssimo, mas nenhum lugar é tão suntuoso e magnífico como a Galeria dos Espelhos.
Com 73 metros de comprimento e 10 metros de altura ela surpreende pelas dimensões e ornamentos. A parede oposta as janelas foi inteira revestida de espelhos e para isso foi criada uma fábrica de espelhos real, já que o material era raríssimo na época.
O artísta Le Brun demorou quatro anos para finalizar as decorações da galeria, e para isso foram necessário uma quantidade extraordinária de desenhos e estudos. As pinturas relatam a história do Rei Sol e suas conquistas na guerra da Holanda. Nelas as divindades se colocam a seu serviço.
Este salão foi projetado para ser apenas uma circulação, mas tornou-se o local de celebração do culto real. Aqui houve acontecimentos memoráveis como o casamento do rei Luís XVI com Maria Antonieta em 1.770.

Capela do Palácio. Fonte: Yes! Vamos viajar


A riqueza dos mobiliários. Fonte: Yes! Vamos viajar

O quarto do rei. Fonte: Yes! Vamos viajar


O quarto da rainha. Fonte: Yes! Vamos viajar

Mesa posta. Fonte: Yes! Vamos viajar

O Château de Versalhes, como os franceses o chamam, tornou-se Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979.

Como chegar

Paris possui várias empresas de turismo com as quais você pode comprar o passeio para o Palácio de Versalhes, mas se quiser economizar vá de trem.
Procurando as tarifas cobradas no momento acabei achando o site da Transilien, que é de longe a melhor fonte de informação para quem está planejando o passeio. É só especificar o seu ponto de partida para que o site lhe dê a rota completa e informações como a duração do trajeto, preço, horários e até emissão de CO2. Incrível!
Acesso o site http://www.transilien.com/static/touristique/chateau-versailles. Não se esqueça de usar a tradução de página que o google oferece, a não ser que você saiba francês.



Entradas

Visite o site oficial http://billetterie.chateauversailles.fr/index-css5-chateauversailles-pg1.html e veja todas as opções de ingressos e seus valores.
É possível comprar ingresso para visitar alas distintas ou o passaporte completo. Os valores variam de 15€ a 25€.


Fontes:
Site oficial do "Château du Versailles" - http://www.chateauversailles.fr/homepage
Livro "Versalles", Connaissance des Arts

Nenhum comentário:

Postar um comentário