Translate

16 setembro 2013

Blumenau

Um pedacinho da Alemanha está aqui! A herança dos alemães pode ser vista desde a arquitetura enxaimel até os olhos claros de quem anda pelas ruas da cidade.
Com uma população de aproximadamente 300 mil habitantes Blumenau está situada no Vale do Itajaí, numa região entre montanhas, à beira do rio Itajaí-Açu. Esta localização lhe proporcionou belezas naturais extraordinárias e momentos de extrema apreensão com as enchentes.




Vila Germânica





Foi de uma enchente avassaladora que surgiu a famosa Oktoberfest em 1984. Uma festa para celebrar a vida e o recomeço. Conhecida com a segunda maior festa da cerveja do mundo, o evento acontece em novembro na Vila Germânica.
São três pavilhões (setores 1, 2 e 3) modernos e climatizados que abrigam restaurantes, cervejarias e áreas de apoio. Durante os dias de festa todas as tradições alemãs afloram na sua máxima expressão, através da música, da dança, dos belos trajes, da culinária típica e do saboroso chopp.


Um dos pavilhões da Vila Germânica



Enquanto a noite acontece a maior festa da cerveja das Américas na Vila Germânica, também há desfiles na rua XV de Novembro, no centro da cidade. Eles são apresentados nas noites de quarta-feira e tardes de sábado, e são momentos de grande alegria para moradores e visitantes. É contagiante!


Desfile na Rua XV


Com uma boa infraestrutura hoteleira, ótimos restaurantes de comida típica, roteiros turísticos, irresistíveis cervejarias e um diversificado centro de compras,  Blumenau atrai cada vez mais turistas para a região. 

(Clique no mapa)


O que conhecer em Blumenau


São muitos lugares para se conhecer em Blumenau, mas alguns considero imperdíveis. 

- Vila Germânica, local onde acontece a Oktoberfest, Festival da Cerveja, Festitália, Sommerfest, entre outras festas.
O lugar recebe melhorias a cada ano, surpreendendo sempre seus visitantes.

Vila Germânica

- A Ponte Aldo Pereira de Andrade, mais conhecida como "Ponte de Ferro", construída com material importado da Alemanha serviu para passagem de trem até 1970. Hoje liga o centro da cidade ao bairro Ponta Aguda para veículos e pedestres.

Ponte 

- Prefeitura de Blumenau e a locomotiva - Prédio inaugurado em 1.982, no local onde funcionava a sede da antiga Estação Ferroviária. A construção é uma imitação da técnica construtiva enxaimel, inspirada nas edificações do período colonial. À sua frente está locomotiva importada da Alemanha em 1908.

Prefeitura

- Museu da Família Colonial - Localizado na Alameda Duque de Caxias, que ficou conhecida como "Rua das Palmeiras" devido as belíssimas palmeiras plantadas ali pelo fundador da cidade. O museu é formado por três casas-museu. No seu interior estão expostos móveis, utensílios domésticos, maquinário e peças do cotidiano dos imigrantes.


Museu da família Colonial

- Rua XV de Novembro - No início era conhecida por “Wurtstrasse” (Rua da Lingüiça), por ser estreita e cheia de curvas. As diversas construções em estilo enxaimel formaram um lindíssimo conjunto arquitetônico.

Rua XV de Novembro, no centro de Blumenau.


- Castelinho da XV - construído em 1978 é uma réplica da prefeitura de Michelstadt, cidade alemã.
Castelinho da XV



- Praça Hercílio Luz, também conhecida como "Biergarten" (jardim da cerveja).  O que antes era o antigo porto de Blumenau hoje abriga monumentos, o Museu da Cerveja e a Cervejaria Expresso.

Museu 





- Moinho do Vale - Em 2008 foi revitalizado e ganhou áreas de apoio que se transformaram num belíssimo complexo turístico revitalizando um área abandonada.


Moinho revitalizado, que agora faz parte do novo complexo turístico




Arquitetura Enxaimel


Os alemães trouxeram para Blumenau uma técnica curiosa, chamada Enxaimel. Nela as madeiras são encaixadas formando uma estrutura rígida para apenas depois de finalizada receber o preenchimento de tijolos. Inclusive o telhado deve ser colocado antes de preencher os vãos, para que seu peso torne a estrutura mais firme.
A região de Blumenau é uma das que mais casas neste estilo foram construídas fora da Alemanha. O desejo de manter viva esta cultura fez com que muitas das novas construções da década de 80 e 90 se utilizassem do falso enxaimel, em que apenas a fachada apresenta o travamento em madeira. 
Visite o site de uma empresa de Blumenau que mantêm viva esta técnica tão bonita - http://www.casasenxaimel.com.br


Arquitetura enxaimel


Cervejas artesanais


Há diversas cervejarias em Blumenau e a mais conhecida delas é a Eisenbahn.
Fundada em 2002, a Eisenbahn buscou a melhor matéria-prima disponível na Europa e um mestre cervejeiro alemão com 30 anos de experiência. Atualmente produz uma variedade de 11 cervejas, entre elas a Lust, cerveja feita pelo método champenoise, eleita uma das melhores do mundo.
O bar da fábrica oferece um tour pela área de produção com degustação no final. Aqui você também pode curtir músicas e comidas típicas. Veja mais em http://www.eisenbahn.com.br
Para saber mais sobre outras cervejarias da região visite http://www.blumenau.sc.gov.br/gxpsites/hgxpp001.aspx?1,18,256,O,P,0,,



Compras


A região de Blumenau oferece ótimas opções para compras em artigos têxteis e cristais . Aproveite para fazer compras nas lojas de fábricas de empresas como Cristais Blumenau, Hering, Altemburg e diversas malharias espalhadas pela cidade.

Sugiro uma passada na loja da Hering, no bairro Bom Retiro. Lá você pode comprar roupas da nova coleção ou por quilo (coleções passadas) - se der sorte pode achar ótimas peças.

Do outro lado da rua está o Museu Hering, uma casa construída no século XIX e tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado. O acesso aqui é gratuito.






Museu Hering


A comida

Impossível não falar dos pratos típicos da culinária alemã, e o Esbein é o mais famoso deles. Joelho de porco acompanhado de chucrut (repolho cozido) e batatas cozidas com o temperinho que apenas as "omas" conhecem.

Prato típico da culinária alemã - Esbein

Strudel (torta de massa folhada com recheio) e cucas (bolo da culinária alemã com cobertura de farofa) também fazem a alegria dos apaixonados por doces.

Como chegar

Localizada no estado de Santa Catarina, Blumenau não possui aeroporto. O mais próximo fica em Navegantes, à 59 km de distância. 
Algumas empresas aéreas oferecem transporte gratuito até o centro de Blumenau.

Conheça algumas opções de roteiros no site da Secretaria de Turismo de Blumenau - http://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/secretaria-de-turismo/pagina/roteiro-sectur


Fontes: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário